a lenda

thiago do posto

thiago do posto
TUDO EM FOLHEADOS, SEMI JÓIAS E BIJUTERIAS. A loja fica localizada na Avenida ACM, próximo a rodoviária, vizinho a Geny fotografo. Um local aconchegante, muito bem confortável, e um atendimento maravilhoso e reservado para você fazer sua compra tranquilamente ou simplesmente fazer uma pesquisa de preços. A ITABAIANA JÓIAS tem a melhor qualidade, o melhor preço e o melhor atendimento.

ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM AQUI

ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM AQUI

Repórter do RIO REAL NEWS TV

Repórter do RIO REAL NEWS TV
Entre em contato com Edinaldo Nascimento. Fone (75)9943-1054 e TIM 9154-1663 Email: edinaldonascimento1976@hotmail.com

RECOMENDADA PELO RIO REAL NEWS TV

RECOMENDADA PELO RIO REAL NEWS TV

DILSON

DILSON

TV

sábado, 30 de julho de 2011

NA MIRA DO CORDEL: COLUNA CULTURA POR. WASHINGTON DO CORDEL - SOBRE RIO REAL


Já falei de muitas coisas
De uma forma especial
Já contei muitas histórias
Meu trabalho é legal
Agora chegou a vez
D’eu falar de Rio Real.

Rio Real é um pedacinho
Da nossa linda Bahia
É um lugar maravilhoso
Isso eu falo com alegria
É a cidade da laranja
E de outras mercadorias.


Há muitos anos atrás
Quando eu não era nascido
Fundaram essa cidade
Esse lugar muito querido
Eu tive informações
De quem viveu no período.

Quando fundaram Rio Real
Era apenas um povoado
Tudo era muito simples
Mas muito organizado
E com o passar do tempo
Tornou-se valorizado.





Recebeu o primeiro nome
Brejo Grande foi chamada
Por causa de um certo brejo
Foi assim homenageada
Mas esse nome não durou
Em toda sua jornada.

Deram-lhe um segundo nome
Passou a ser Barracão
Devido uma grande casa
Existente naquela ocasião
Quem viveu naquele tempo
Conheceu o casarão.

Por incrível que pareça
Esse nome não vingou
Foi também modificado
No passado ele ficou
Demorou mas que o primeiro
Mas não se concretizou.

Finalmente nossa cidade
Um nome bonito recebeu
Passou a ser Rio Real
Esse nome não morreu
Está vivo até hoje
Agradando o povo seu.





Passou por várias mudanças
Desde a sua fundação
Ela teve muitos prefeitos
Que fizeram boa gestão
Sua história é conhecida
Por toda população.

A história de Rio Real
É longa pra se contar
Toda sua trajetória
Não deu para eu mostrar
Fiz apenas esses versos
Para lhe homenagear.

Pra cidade que eu nasci
Eu tiro o meu chapéu
Desejo pra os Realenses
Todas as bênçãos do Céu
Essa é a homenagem
De Washington do Cordel.

Realmente nossa cidade
Importância tem demais
O seu passado de luta
Respeito cada vez mais
Ela está desenvolvida
A nossa cidade querida
Luta por seus ideais.


Wou continuar morando
Aqui mesmo em Rio Real
Sou filho dessa cidade
Hoje eu falo com moral
Importância ela tem
Nunca eu vou esquecer
Gosto de ser Realense
Tenho prazer em dizer
O valor da minha cidade
Não consigo descrever.

Agradecimentos especiais:
Agradeço ao Senhor Jesus Cristo, por mais uma boa inspiração, a Nerivaldo Ferreira e Gerson Santos, por colocarem esses versos no documentário Por Amor à Minha Terra, ao saudoso Eduardo Seleiro, pelas boas informações, a Professora Dulce Nonato, pela grande contribuição que dá à educação de Rio Real, ao saudoso Cabinho pintor, pela grande contribuição que deu a essa cidade com sua arte de pintar, a Cabo do Posto Distak e a Roberto Souza, pelo apoio que sempre dão à Cultura Realense, e a todos os prefeitos que ajudaram a construir essa linda cidade.

Parabéns Rio Real, pelos 131 anos de Emancipação Política.
Washington do Cordel
(75) 9923-5578

Nenhum comentário: