Na última segunda-feira, 25 de julho, os professores e alunos de dois colégios da rede estadual, Walter Franco e Gilson Amado, na cidade de Estância – SE, realizaram uma paralisação como forma de protesto em frente à Diretoria Regional de Educação (DRE-1). O objetivo era cobrar tanto a reforma dos prédios, que apresentam estado físico precário, com problemas hidráulicos e eletrícos, como também a segurança nas instituições. A manifestação contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe e da União Sergipana dos Estudantes Secundários (USES).
De acordo com Rubens Marques, presidente da CUT/SE e professor de história do colégio Walter Franco, os relatos são surpreendentes. Em menos de uma semana, dois alunos foram vítimas de agressões de pessoas estranhas. “No primeiro caso um adolescente sofreu ferimentos na boca ao ser agredido dentro da escola. Ele foi levado pela diretora para o hospital e posteriormente para a delegacia de polícia para prestar queixa. No segundo caso, o adolescente só não sofreu golpes de faca dentro da sala de aula porque conseguiu desarmar o agressor com uma cadeira e depois escapar”, relatou o professor Dudu.
Para completar o rosário de problemas, no dia da paralisação, 25, indivíduos desconhecidos furtaram a fiação elétrica do colégio Walter Franco, inviabilizando as aulas no período noturno. Outra questão problemática dentro das duas escolas é o quesito drogas. “No Walter Franco esse problema tende a piorar por conta de uma situação mal resolvida sobre a quadra de esportes do colégio, entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Estância”, explicou o professor.
Como a construção da quadra da escola foi financiada com recursos do Ministério das Cidades, a administração municipal divulgou nas emissoras de rádio de Estância que a quadra pertencia à comunidade, “Numa tentativa de capitalizar a conquista para a prefeitura”, acrescentou Dudu. Funcionários da prefeitura chegaram a convocar os moradores do bairro onde se localiza a escola para uma reunião com a finalizada de vender essa idéia.
“Diante do que vem acontecendo nós nos perguntamos, não é somente a quadra que pertence à comunidade, mas toda a escola, ou não? A direção do Colégio Walter sempreu abriu as portas para a realização de casamentos, batizados, retiros espirituais, torneiros esportivos, ensaios de quadrilhas, teatro, bandas musicais e etc... mas sempre nos finais de semana e feriados ou em horário que não tivesse aulas. Da forma que a idéia foi passada, a quadra, apesar de estar dentro do colégio, não lhe pertence. O secretário municipal de Turismo reafirmou, esta semana na Rádio Abais, que defendeu sim que a construtora abrisse uma entrada independente para a quadra. Resultado: a comunidade entra a qualquer hora, ou pelo portão, ou pulando o muro”, ponderou o presidente da CUT/SE.
Para piorar a situação dos professores e alunos do Colégio Walter Franco, a quadra fica ao lado das salas de aula. Com isso, os estudos poderam sofrer diversas interferências por conta do barulho provocado pelos frequentadores da quadra de esportes. De acordo com o professor de história, esse acesso indiscriminado permite a entrada de pessoas com motos e bicicletas. A diretora da escola já tentou impedir que os veículos circulem pelos corredores, mas sua autoridade não consegue impedir a entrada. Os vigilantes também são ameaçados ao tentar colocar ordem, e por conta disso já pensam em pedir transferência para outra unidade de ensino. Eles também já flagraram elementos estranhos dentro da escola vendendo drogas sem nenhum receio.
“A situação é séria, e os professores e alunos estão unidos para cobrar segurança dentro das escolas. Nós acreditamos que a saída seria uma reunião entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Estância para desfazer o mal entendido, e a comunidade voltar a usar a quadra de esportes e outros espaços da escola como sempre usaram, com autorização da direção e sem prejudicar as aulas”, finalizou Dudu.fonte: emsergipe.com

thiago do posto

TUDO EM FOLHEADOS, SEMI JÓIAS E BIJUTERIAS. A loja fica localizada na Avenida ACM, próximo a rodoviária, vizinho a Geny fotografo. Um local aconchegante, muito bem confortável, e um atendimento maravilhoso e reservado para você fazer sua compra tranquilamente ou simplesmente fazer uma pesquisa de preços. A ITABAIANA JÓIAS tem a melhor qualidade, o melhor preço e o melhor atendimento.
ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM AQUI

Repórter do RIO REAL NEWS TV

Entre em contato com Edinaldo Nascimento. Fone (75)9943-1054 e TIM 9154-1663 Email: edinaldonascimento1976@hotmail.com
Páginas
RECOMENDADA PELO RIO REAL NEWS TV


DILSON


TV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário