a lenda

thiago do posto

thiago do posto
TUDO EM FOLHEADOS, SEMI JÓIAS E BIJUTERIAS. A loja fica localizada na Avenida ACM, próximo a rodoviária, vizinho a Geny fotografo. Um local aconchegante, muito bem confortável, e um atendimento maravilhoso e reservado para você fazer sua compra tranquilamente ou simplesmente fazer uma pesquisa de preços. A ITABAIANA JÓIAS tem a melhor qualidade, o melhor preço e o melhor atendimento.

ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM AQUI

ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM AQUI

Repórter do RIO REAL NEWS TV

Repórter do RIO REAL NEWS TV
Entre em contato com Edinaldo Nascimento. Fone (75)9943-1054 e TIM 9154-1663 Email: edinaldonascimento1976@hotmail.com

RECOMENDADA PELO RIO REAL NEWS TV

RECOMENDADA PELO RIO REAL NEWS TV

DILSON

DILSON

TV

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A MARGIA DO CINEMA E O CINEASTA NERIVALDO FERREIRA


Mais do que apenas imagens em movimento, o cinema é uma maravilhosa maneira de contar história e nos transportar para outros mundos.

Pense como deveria ser a vida lá pelo ano de 1895. Não tinha televisão, cd, internet, computador, nem nada. Um tédio só. Máquinas “voadoras” como carro, então, nem pensar. Agora, imagine o espanto das pessoas que assistiram à primeira sessão de cinema. O filme, que apresentava um trem em disparada vindo em direção à platéia, fez muita gente sair em desabalada carreira com medo de ser atropelada.

A primeira sessão de cinema aconteceu em dezembro de 1895 e quem deixou a platéia embasbacada foram os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière com seu fantástico invento chamado cinematógrafo. Aquela maquininha endiabrada, como em um passe de mágica, fazia cavalos, carros e pessoas moveremse na tela!
O aparelho funcionava assim: tirava várias fotografias, uma atrás da outra, de pessoas, bichos e coisas em movimento. Depois, as fotos eram projetadas numa tela, em grande velocidade. Dessa maneira, as imagens ganhavam “vida”.


Trinta e dois anos se passaram depois da primeira apresentação do trem maluco até que surgisse o primeiro filme falado. Durante todo esse tempo ninguém dava um pio nas telas. Quando um ator dizia alguma coisa (por mímica), a imagem desaparecia e na tela aparecia uma legenda com a fala do personagem. Para a sessão não ficar chata, os donos de cinema contratavam músicos que tocavam o tempo todo em que o filme era exibido. Para acompanhar uma ação, um sujeito correndo com um trem atrás dele, por exemplo, os músicos tocavam em desabalada carreira na tentativa de ir no mesmo ritmo da cena. Quando aparecia um casal de namorados, era tocada uma música bem bonita. O primeiro filme falado foi O Cantor de Jazz, exibido em 1927.

Considerado o maior astro do cinema mudo, Charlie Chaplin interpretou seu genial personagem Carlitos, um tipo divertido, de sapatos furados, dono de um bigodinho gozado, um chapéu coco e uma bengala, e criou filmes maravilhosos, como Luzes na Cidade. Nele, Chaplin conta a história de um sujeito pobre que se apaixona por uma florista cega e faz o impossível para que ela volte a enxergar com o auxílio de um médico. Vale a pena você procurar assistir em vídeo ou DVD.

Mas não vá estranhar a maneira desengonçada de os atores andarem. Isso porque em 1920 as câmeras de cinema captavam 16 imagens por segundo. E hoje os filmes transmitidos pela televisão passam em uma velocidade de 25 imagens por segundo. Então, não podia dar outra. Um filme do cinema mudo exibido na televisão atual sempre mostra imagens rápidas e fica parecendo que todo mundo vivia com pressa!
recebendo a premiação do festival de cinema em tocantins, pelo diretor da globo tocantins - TV anhanguera.

Pra dar mais emoção, os diretores e técnicos de cinem a inventavam truques para criar a ilusão de história verídica. Você mesma é capaz de identificar inúmeros efeitos especiais nos filmes que a ssiste. Com o auxílio do computador, então, o céu é o limite para a criação do s cinea stas. Em um filme chamado Perfume de Mistério, feito em 1959, o que o público sentia no cinema não era apenas o cheiro de pipoca. Como o próprio nome avisava, o filme era realmente perfumado ! Funcionava assim: durante a exibição, o projetista do cinema acionava uma máquina de ar comprimido que exalava inúmeros aromas, cada um diferente do outro. O que era muito legal, pois cada cheiro servia de pista para ajudar os espectadores a descobrir o mistériodo enredo.
PALMAS - TOCANTINS

Sabe aquele som de chuva forte que você escuta num filme? Pode apostar que nove em dez vezes o ruído é fabricado por qualquer outra coisa diferente de gotas de água caindo na vidraça.
Num filme de mocinho, por exemplo, o galope dos cavalos é produzido por cascas de coco que são batidas umas contra as outras para criar o pocotó-pocotó- pocotó característico. Essa arte de extrair sons dos mais variados objetos chama-se sonoplastia e é tão importante para trazer emoção quanto a música ou a luz. O som de um bando de pássaros voando pode ser produzido por luvas de couro sendo agitadas. O rangido de pneus em um filme é uma bolsa de água quente sendo esfregada com um pedaço de plástico.

E assim o cinema vem sendo feito há mais de um século. Cheio de truques repletos de sons, luzes e mil técnicas diferentes de filmagem, diretores, técnicos, sonoplastas, atores, fotógrafos são capazes de nos transportar a outros mundos por meio da maravilhosa magia do cinema.

Nenhum comentário: